UM PAPO SOBRE ECONOMIA

Photo by Olu Eletu on Unsplash
Será que para ter afeto, se sentir respeitado, você precisa abrir mão de si mesmo? Será que na economia dos sentimentos acaba sempre sendo um preço muito caro a ser pago?

Regina Bomfim



PREVENÇÃO EM PSICOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS





PSICOLOGIA, SAÚDE MENTAL, PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE, ARTES E ECOLOGIA. O blog procura trazer estas reflexões. 

Hum... Pensei muito em em deixar ou não este título. Ele soa polêmico? Messiânico?  "A pessoa" quer inventar a roda? Polêmico, pode ser, mas decidi deixá-lo porque minha intenção é  pensar junto, sugerir reflexões acerca do tema saúde procurando ver sempre a pessoa humana como um todo.


Falar em prevenção é enfatizar a importância da auto observação sem julgamento trazendo como alternativa a escrita terapêutica. A auto observação do sentir, como as mãos que apalpam as mamas para observar algum nódulo ou cor diferente, como observar a pele se tem algum mancha diferente, o cansaço, a falta de ar, etc.

Falar de prevenção é reafirmar o que já é quase que um consenso quando é enfatizado a importância da boa alimentação, da atividade física, o contato com a natureza como vivências básicas no sentido de iniciativas ao alcance de todos: fazer caminhadas, buscar maior contato com a natureza e  adicionar mais frutas, legumes e verduras no cardápio diário. Estudos cada vez mais consolidam também a importância para a saúde e o bem estar da milenar MEDITAÇÃO com suas várias técnicas. Há também investigações avançadas dos benefícios de quem cultiva uma espiritualidade seja filiando-se ou não a uma religião, cultivar um hobby.

Propomos a escrita como sugestão de conduta preventiva em saúde mental. Ter um diário, ou qualquer modo que privilegie a anotação de experiências e sentimentos. Ter com o organismo e com a alma a intimidade de perceber quando é preciso desacelerar ou criar novos significados para situações conflitantes. Desenvolver esta comunicação interna que a velocidade dos nossos dias acabam fazendo que emudeçam pode ser útil para administrar os desafios do cotidiano.

Pensar na psicologia como prevenção, é construir uma nova relação com o sintoma na ideia de que o mesmo representa a busca do organismo de criar alternativas que conduzam o mais rápido possível a um estado de equilíbrio. É o nosso corpo e nossa alma juntos trabalhando para manter a saúde, mas ao deixarmos que este estado disfuncional prossiga além da capacidade do corpo e da alma suportarem, acaba por causar danos ao "sistema como um todo" e aí as doenças físicas, os transtornos mentais acontecem. Sem falar quando nossas disfunções afetam as pessoas que nos rodeiam. Se considerarmos nós e o Planeta Terra como um único organismo, aí então...   Por isso, não deixar acumular é muito importante.

Ao falar da escrita como aliado na organização dos sentimentos e ideias, uso como referência a minha experiência pessoal, pois foi o que salvou a mim mesma em momentos muito difíceis de ações precipitadas e com isso fui aprendendo sobre mim e aprendo a me me observar com cada vez mais isenção. Aprendo. Faço isso até hoje quando sinto necessidade. Tenho sempre folhas em branco por perto, uso celular, computador. Anoto também o relato dos clientes e os estudo, ajudando nas minhas intervenções. Muitas vezes levei meus escritos para a minha terapia como ajuda para expor emoções que considerava complexas e foi produtivo.. 

Assim fica o apelo: Cuide-se. E se sentir que precisa de ajuda, procure.

Regina Bomfim

Momentos que toquei neste assunto. Explore mais...

PSICOLOGIA SAÚDE E PREVENÇÃO = NÃO DEIXAR ACUMULAR

ESTRESSE E ANSIEDADE COMO LIDAR: PREVENÇÃO EM PSICOLOGIA

CRIADOR E CRIATURA




Comentários

  1. Excelente! Precisamos falar mais sobre prevenção em Psicologia!!! Beijo e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina,
    Seu textos são sensacionais. Escrever é uma terapia e faz com que enxergueos as coisas com mais clareza.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty! É assim que vejo e uso na minha vida. A ideia é que as pessoas se aproximem mais e mais das suas emoções para que este "terreno" fique mais habitado de entendimento e paz. Obrigada e um beijo

      Excluir

Postar um comentário

Seria ótimo saber o que você pensa, Comente...