Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2017

CELEBRANDO TOM JOBIM: CHOVENDO NA ROSEIRA

​Tentei seguir indiferente, mas não consegui deixar de celebrar Tom Jobim. Vivo, completaria 90 anos no dia 25 de janeiro. Este blog além de trazer reflexões, tem um compromisso com as artes por esta ser uma das mais fortes e belas expressões do humano​ na sua incessante busca de compreender o mundo. O PSICOLOGIA EM FOCO traz o signo de todas as  manifestações artísticas, em especial a música.

ESTAR NO CONTROLE: VOZ ATIVA E PASSIVA. GOTAS

O controle não é permanentemente controlável. Regina Bomfim

POESIA: OS "FANTASMAS" DE NOSSAS NOITES INSONES

O morcego Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.  Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:  Na bruta ardência orgânica da sede,  Morde-me a goela igneo e escaldante molho. "Vou mandar levantar outra parede..." — Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho, Circularmente sobre a minha rede! Pego de um pau. Esforços faço. Chego A tocá-lo. Minh'alma se concentra. Que ventre produziu tão feio parto?! A Consciência Humana é este morcego! Por mais que a gente faça, à noite, ele entra Imperceptivelmente em nosso quarto!  ANJOS, A. Eu e Outras Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

O SIGNIFICADO DA EXISTÊNCIA: ONTEM. E HOJE?

"É muito comum as pessoas interrogarem a respeito do significado das suas existências, tão acostumadas estiveram por múltiplas gerações a lhe serem imposto o mesmo. 

DICA CULTURAL

Uma dica cultural: Não é que a tal da sincronicidade existe? Postando no blog está semana sobre o valor da escrita, acabei descobrindo um evento mega interessante. Para quem está no Rio, a Caixa Cultural exibe do dia 3 a 15 de janeiro filmes feitos com base em diarios, com entrada gratuita além de palestras, oficinas e outros eventos para tratar sobre este tipo de narrativa e suas variações. São 3 a 4 filmes exibidos por dia - O nome do projeto é DIÁRIOS. O espaço é ótimo, além de também ter exposições, teatro, essas coisas que vocês sabem "que eu quase não amo"!rsrsrsrs. Vi um filme lindo - Vida de Menina. Voltei pra casa feliz, feliz. Detalhes no site: www.caixacultural.org.br Peço desculpas por possíveis erros. Testo o aplicativo.

PSICOLOGIA, SAÚDE E PREVENÇÃO = NÃO DEIXAR ACUMULAR. SUGESTÕES.

Como disse, ao longo da minha vida e até hoje costumo escrever sobre o que sinto. Tal prática me ajudou e ajuda até hoje.  Levo algumas vezes meus escritos para a terapia.  Isso sempre me ajudou a entender algumas coisas e me organizar evitando, em certos momentos, até atos impulsivos, além de trazer um bem estar por me ver em busca de uma intimidade maior com quem sou.