Pular para o conteúdo principal

CURRÍCULO, CARREIRA E TECNOLOGIA: MUDANÇAS QUE EXIGEM ATENÇÃO




Já passou pela sua cabeça a quantidade de palavras-chave que existem no seu currículo? Com as novas tecnologias empregadas, isto acaba sendo determinante para a sua entrada num processo de seleção. Os recrutadores, através de uma combinação de expressões, fazem buscas em um banco de talentos e chegam ao candidato desejado.



Ao expor em sua página inicial os termos em alta, o site americano Career Builder deixa isso bem claro e quem está em busca de uma vaga ao acessar o site logo vê em sua página inicial as palavras que, digamos, estão em evidência num certo período.

No Brasil, este recurso já é usado por várias empresas nos processos seletivos. Este tipo de busca não leva em conta quem se define como aquele que “gosta de trabalhar em equipe”, “bom comunicador”ou “resiliente” etc. A procura se dá com base nos termos ligados ao setor envolvido. Cuidar da ortografia é sempre recomendado, ainda mais nestes casos, pois uma digitação errada pode fazer com que o cadastro não fique visível distanciando o candidato da chance de participar de seleções.

Os erros de digitação são muito frequentes assim como não expor de forma clara os conhecimentos anteriores, podem do mesmo modo distanciar o indivíduo de um possível processo seletivo. As experiências devem ser comprovadas e expressas em detalhes. Não é mais usado apenas mencionar a empresa e o cargo anterior.

As especificações por nicho são critérios sempre presentes, mas as demandas do mercado podem fazer com que certos termos fiquem mais em destaque.

Estudar seus ramos para conhecer os “chavões” e saber o que está em alta, faz parte agora, do “dever de casa” do profissional contemporâneo frente às novas tecnologias. Ao procurar vagas, ter esta atenção com os termos que se repetem pode ser útil.

A consultora de carreira da Lee Hecht Harrison, Cristina Fortes em entrevista para o Boa Chance, por sua vez, lembra que para algumas atribuições há expressões similares para uma mesma função. É o caso da área de recursos humanos, em que “talento” e “capital humano” podem ser usados para o mesmo fim.
-Quando isso acontece, o ideial é que a pessoa tente encaixar estes diferentes termos ao longo do currículo para aumentar ainda mais as chances de ser capturado em uma busca por palavras-chave - avisa ela.

Empresas também utilizam as buscas por palavras-chave para saber mais sobre um conhecimento ou uma competência específica. Usar os termos específicos de sua área e também suas variantes é importante. Ao usar siglas, colocar seu significado, o que demonstra ao recrutador que o candidato está seguro de sua experiência.

Estar visível nos mecanismos de pesquisa e participar de mais processos seletivos, como consequência é uma observação a mais ao fazer um currículo hoje em dia com a tecnologia, mas nada substitui a sinceridade, mãe da coerência. Usar palavras-chaves como um “jogo” para alcançar seus objetivos pode ser algo não positivo para a imagem do candidato, pois as informações sempre são checadas pelo recrutador.

Regina Bomfim



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def