PREVENÇÃO EM PSICOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS





PSICOLOGIA, SAÚDE MENTAL, PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE, ARTES E ECOLOGIA. O blog procura trazer estas reflexões. 

Hum... Pensei muito em em deixar ou não este título. Ele soa polêmico? Messiânico?  "A pessoa" quer inventar a roda? Polêmico, pode ser, mas decidi deixá-lo porque minha intenção é  pensar junto, sugerir reflexões acerca do tema saúde procurando ver sempre a pessoa humana como um todo.


Falar em prevenção é enfatizar a importância da auto observação sem julgamento trazendo como alternativa a escrita terapêutica. A auto observação do sentir, como as mãos que apalpam as mamas para observar algum nódulo ou cor diferente, como observar a pele se tem algum mancha diferente, o cansaço, a falta de ar, etc.

Falar de prevenção é reafirmar o que já é quase que um consenso quando é enfatizado a importância da boa alimentação, da atividade física, o contato com a natureza como vivências básicas no sentido de iniciativas ao alcance de todos: fazer caminhadas, buscar maior contato com a natureza e  adicionar mais frutas, legumes e verduras no cardápio diário. Estudos cada vez mais consolidam também a importância para a saúde e o bem estar da milenar MEDITAÇÃO com suas várias técnicas. Há também investigações avançadas dos benefícios de quem cultiva uma espiritualidade seja filiando-se ou não a uma religião, cultivar um hobby.

Propomos a escrita como sugestão de conduta preventiva em saúde mental. Ter um diário, ou qualquer modo que privilegie a anotação de experiências e sentimentos. Ter com o organismo e com a alma a intimidade de perceber quando é preciso desacelerar ou criar novos significados para situações conflitantes. Desenvolver esta comunicação interna que a velocidade dos nossos dias acabam fazendo que emudeçam pode ser útil para administrar os desafios do cotidiano.

Pensar na psicologia como prevenção, é construir uma nova relação com o sintoma na ideia de que o mesmo representa a busca do organismo de criar alternativas que conduzam o mais rápido possível a um estado de equilíbrio. É o nosso corpo e nossa alma juntos trabalhando para manter a saúde, mas ao deixarmos que este estado disfuncional prossiga além da capacidade do corpo e da alma suportarem, acaba por causar danos ao "sistema como um todo" e aí as doenças físicas, os transtornos mentais acontecem. Sem falar quando nossas disfunções afetam as pessoas que nos rodeiam. Se considerarmos nós e o Planeta Terra como um único organismo, aí então...   Por isso, não deixar acumular é muito importante.

Ao falar da escrita como aliado na organização dos sentimentos e ideias, uso como referência a minha experiência pessoal, pois foi o que salvou a mim mesma em momentos muito difíceis de ações precipitadas e com isso fui aprendendo sobre mim e aprendo a me me observar com cada vez mais isenção. Aprendo. Faço isso até hoje quando sinto necessidade. Tenho sempre folhas em branco por perto, uso celular, computador. Anoto também o relato dos clientes e os estudo, ajudando nas minhas intervenções. Muitas vezes levei meus escritos para a minha terapia como ajuda para expor emoções que considerava complexas e foi produtivo.. 

Assim fica o apelo: Cuide-se. E se sentir que precisa de ajuda, procure.

Regina Bomfim

Momentos que toquei neste assunto. Explore mais...

PSICOLOGIA SAÚDE E PREVENÇÃO = NÃO DEIXAR ACUMULAR

ESTRESSE E ANSIEDADE COMO LIDAR: PREVENÇÃO EM PSICOLOGIA

CRIADOR E CRIATURA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A AMBIÇÃO DO AVANÇAR DO TEMPO E SUAS RESPOSTAS: UM TOQUE DE ARTE

CRIADOR E CRIATURA

DOE VIDA: DETALHES A QUEM SE INTERESSAR