Pular para o conteúdo principal

DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO: SABENDO UM POUCO MAIS QUANDO PODE SER GRAVE



Todos nós em algum momento, esquecemos algo importante como um aniversário, compromisso, o lugar que colocamos um objeto etc. Estes esquecimentos em jovens adultos são considerados naturais e não pedem maiores atenções. No processo de envelhecimento percebemos a diminuição gradativa de várias funções em todo nosso organismo, com uma dificuldade progressiva de armazenar informações. A este estado chamamos de PMAI - Prejuízo de Memória Associado a Idade, uma alteração que vamos perceber com o avançar dos anos, mas que não interfere nas atividades diárias e nem pode ser entendido como deficiência mental.
Problema contornável através de exercícios inseridos na rotina que estimulem a atenção, lista de afazeres, jogo de memória com associação de fatos, objetos, nomes e fotos, auxiliando no melhoramento progressivo da memória.

A memória envolve um conjunto de funções e regiões cerebrais. Para memorizar algo, há três etapas distintas:

  1.  A codificação da informação: não adianta decorar, é preciso compreender.
  2. Aramazenamento e codificação da informação. Nesta etapa, crenças podem ser prejudiciais, por exemplo, "física é chato", o que aumenta a dificuldade.
  3. Recuperação da informação, associando o cohecimento ao usa no dia a dia.

Tipos de memória:

Episódica: Registra momentos em nossa vida;

Processual: Aprendemos a dirigir e jamais esquecemos;

Visual: Marca lugares, rostos;

Topocinética: Resgistra a posição do corpo no espaço e guarda movimentos;

Semântica: Guarda palavras, raciocínios e o sentidos das coisas.


Alguns exercìcios que podem ser úteis para melhorar a memória


Habilidades Espacial: Orientar-se através de mapas em viagens. Tente formar imagens em sua mente ao ler livros ou ao ouvir uma música.

Habilidade numérica: Fazer contas de cabeça (!), conversão de valores em moeda de outro país nos itens do cotidiano. Tenha frase ou nomes de pessoas conhecidas para ajudar a gravar senhas e números de telefones. 

Habilidade Verbal: Escrever poemas ou pequenas histórias. Use o dicionário para consultar o significado das palavras. Leia livros clássicos e se dê a oportunidade de relacionar-se de um modo novo com o seu idioma.

Como as facilidades do nosso dia a dia através das tecnologias podem contribuir para diminuir o uso de certas memórias ao mesmo tempo que ao usar as mesmas também exige de nós o desenvolvimento de novas memórias. É uma questão interessante do nosso tempo...

Muitas causas podem provocar problemas de memória, o mais frequente é o estresse, pela produção de hormônios como cortisol e adrenalina - hormônios inimigos da memória., traumas psicológicos, depressão, ansiedade, uso excessivo de drogas e álcool, uso indevido de calmantes ou hipnóticos, problemas de ordem nutricional ou orgânicos. Bom saber que problemas de memória estão relacionados à alterações na visão e audição.

É uma condição progressiva e sua intensidade dependo do dano na região afetada. Os sintomas de perda de memória podem variar entre:
  • Se perder em lugares onde se está familiarizado;
  • Perguntar a mesma coisa muitas vezes;
  • Confusão sobre lugares, pessoas e tempos;
  • Incapacidade de lembrar de compromissos;
  • Dificuldade de encontrar a palavra certa para se comunicar;
  • Perder objetos importantes com muita regularidade tais como: celulares, carteira de documentos, chaves etc.
Os casos acima, acontecendo com frequência, exigindo a ajuda de terceiros, pedem uma maior preocupação, pois altera em muito a qualidade de vida da pessoa com o transtorno e aqueles que o rodeiam. Uma avaliação clínica e neuropsicológica são de grande importância para deteccção e condutas necessárias.

Regina Bomfim







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def