Pular para o conteúdo principal

DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO: IH!






Faz parte do nosso tempo o excesso de informação​. Vivemos num mundo que pela diversidade de estímulos facilitam que nossa atenção se disperse e com isso, esquecer a matéria de estudo, a chave do carro ou, o que é mortal (rsrs), o celular em casa é algo que pode acontecer com qualquer um de nós, na juventude ou na vida adulta.

Segundo estudos em neurociênca, existem pessoas que já nascem com dificuldades de memorização, mas é possível criar estratégias para se lembrar do necessário nas tarefas de cada dia. A falta de atenção pode provocar a falta de memória, inclusive nos jovens por haver muitas distrações. Nossa memória se expande, é um fato atual, mas é preciso saber o que estamos guardando neste espaço. Saber reter dados, mas também saber esquecer aquilo que não é importante é um cuidado a ser observado.

Uma boa noite de sono é fundamental para uma boa memorização.

A Atividade Física que para ser eficiente precisa envolver força, como uma caminhada mais vigorosa ou muscculação. Estudos comprovam que apenas exercícios que utilizam força promovem o nascimento de novos neurônios. 

O cuidado com a alimentação também deve merecer atenção, pois tudo que é bom para o coração beneficia o cérebro. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B como peixes, ovos, castanhas, sementes de linhaça, atum, salmão, nozes ajudam no processo de memorização. É bom evitar açúcar e gorduras ruins. 

Exercitar a mente é fundamental como prevenção de danos mais graves no futuro. Palavras cruzadas é muito bom, mas apenas exercitam a lógica. É preciso desafiar a mente a partir do pensamento, das percepções visuais e auditivas. Viajar, aprender um idioma, um instrumento musical, ler etc podem ver grandes estimulantes cerebrais. Se permitir aprender sempre algo novo é um modo de manter-se saudável e com boa memória. 

Para os estudos, quem precisa memorizar grandes conteúdos, a redundância é uma boa maneira de exercitar a memória. Faça com que a informação entre na memória de diversas maneiras. Para memorizar uma palavra podemos escrevê-la de tamanhos distintos, cores diferentes, utilizar o tato e a audição. Usar a criatividade nas estratégias de memória pode ser interessante.

Vamos voltar a este assunto numa próxima postagem.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def