Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2016

ESTRESSE, ANSIEDADE COMO LIDAR: PREVENÇÃO EM PSICOLOGIA

"O bem-estar e a saúde são uma obrigação; caso contrário, não poderíamos manter a nossa mente forte e clara". -Buddha- As doenças associadas ao estresse e a ansiedade continuam a aumentar em nossa sociedade. temos trazido este assunto com certa regularidade, mas importa não apenas denunciar, mas procurar apontar alguns caminhos. Ninguém gosta de se sentir estressado, os sintomas acompanhados são desagradáveis. Todavia, é importante lembrar que na perspectiva da psicologia, o estresse é saudável numa dose equilibrada porque nos sinaliza que nosso interior precisa de cuidados. Será que estamos atentos aos nossos "alarmes" internos? Deixamos pra lá? Será que sabemos identificá-los?

SOBRE A AMBIÇÃO DO AVANÇAR DO TEMPO E SUAS RESPOSTAS: UM TOQUE DE ARTE

Mudança de Idade  Para explicar os excessos do meu irmão a minha mãe dizia:  está na mudança de idade.  Na altura, eu não tinha idade nenhuma  e o tempo era todo meu.  Despontavam borbulhas no rosto do meu irmão,  eu morria de inveja enquanto me perguntava:  em que idade a idade muda?  Que vida, escondida de mim, vivia ele?  Em que adiantada estação o tempo lhe vinha comer à mão?  Na espera de recompensa, eu à lua pedia uma outra idade.  Respondiam-me batuques mas vinham de longe,  de onde já não chega o luar.  Antes de dormirmos a mãe vinha esticar os lençóis  que era um modo de beijar o nosso sono.  Meu anjo, não durmas triste, pedia.  E eu não sabia se era comigo que ela falava.  A tristeza, dizia, é uma doença envergonhada.  Não aprendas a gostar dessa doença.  As suas palavras soavam mais longe que os tambores nocturnos.  O que invejas, falava a mãe, não é a idade.  É a vida para além do sonho.  Idades mudaram-me,  calaram

DEPRESSÃO E ANSIEDADE NO BRASIL

Os transtornos mentais já estão entre as principais causas de incapacitação no Brasil e no mundo Regina Bomfim No Brasil, assim como no mundo, houve um aumento da expectativa de vida, mas não significa viver bem. É o que mostra um conjunto de estudos da série "Fundo Global das Doenças" publicada na prestigiada revista médica "The Lancer". Segundo levantamento, transtornos mentais como depressão e ansiedade estão entre as principais condições de saúde não fatais que levam os brasileiros a conviverem com algum tipo de incapacitação. Estas doenças quase  não fazem distinção de faixa etária, com depressão e ansiedade já aparecendo, pasmem,  entre as crianças e jovens entre cinco e 14 anos como quarta e oitava cauSa de alguma impossibilidade, respectivamente, e se mantendo entre as dez mais até os 69 anos quando a ansiedade cai para 13ª posição nas pessoas com mais de 70.

NOSSA ESCOLA

​​ Falar de educação é tratar de um tema amplo entendido por todos como assunto necessário que se soma a um conjunto de estratégias de crescimento de um País. Muitos veem a educação como a própria estratégia.

SUICÍDIO: SILÊNCIO E TABU QUE MERECEM ATENÇÃO

Pelas mais diferentes razões, muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em dar fim à sua vida, 4,8% chegaram a criar um plano para isso. É bom saber que a maioria das vezes é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade. A primeira medida preventiva é educação: importante deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e trazer a todos informações sobre o tema. Como no passado, a lepra, as doenças sexualmente transmissíveis ou câncer, a prevenção se tornou bem sucedida quando as pessoas passaram a conhecer melhor sobre estes problemas.