Pular para o conteúdo principal

APOCALIPSE NOW?


Em tempos de eleições no Brasil, em tempos de tantas convulsões pelo mundo em todos os setores da vida humana, a palavra ética ecoa como necessidade e perplexidade tão falada, mas sua prática revela algumas fraturas. 


Ética se apreende muito pelo exemplo. Nossos avós, nossos pais em tempos antigos diziam: "Nessa família não se faz isso!" ou se mostrava a recusa daquilo que era considerado indevido.A honestidade como um valor exemplar. A ética não é apenas algo a ser falado. É importante mostrá-la, indicá-la. 

A ética não está apenas relacionada ao campo da política, mas também é assunto e vivência na família, à convivência, ao lugar que moramos. Se a ética é exemplar, a escola e a família são lugares prioritários em que o exercício ético por parte dos adultos e crianças se faz necessário.

 Ética não é uma coisa que apenas mostramos, uma coisa de fachada, é preciso coerência para que isso se implante. Esta implantação, ao meu ver, é muito mais um sentido interno, um gesto de comprometimento que interiorizado funciona sem que uma instância externa exerça algum controle, coisa que o indivíduo atinge quando vai conquistando autonomia. 

Isto é construção, um processo gradual de uma mudança que com certeza, ainda não vemos, isto é fato. 

 Pelo contrário. Só vemos o quanto nós seres humanos temos criado impasses que estão cada vez mais inviabilizando a nossa própria sobrevivência neste planeta. Como um "elástico" sendo esticado ao máximo cuja "costura começa a se desfazer ponto a ponto". 

Resta saber em que "ponto" nossa humanidade vai começar a despertar. Na minha visão, uma hora "o calo vai começar a apertar" e este aperto vai começar a ficar visível no momento em que o privilégio começar a não ser protetor. 

 Por mais que veja todas as coisas que acontecem no mundo, não consigo ser uma pessoa apocalíptica, porque não precisa ter profundos conhecimentos de história para perceber os avanços da humanidade não apenas na tecnologia, na saúde, mas na capacidade do humano de superar a si mesmo. As Paralimpíadas estão aí para nos mostrar, nas situações diversas que comovem e acontecem gestos de solidariedade. Há muita gente boa por aí fazendo coisas fantásticas que não são muito noticiadas, mas acontecem.

 Algumas pessoas já estão revendo seus conceitos. É um processo já em curso, que já existe. 

 Para dar uma "espanada" nesta onda de descrença que assola o mundo, faço minhas as lindas e tocantes palavras do antropólogo e psicólogo Roberto Crema: 

 "(...) Creio no homem. Creio na sua essência de luz, na sua inclinação para a saúde, na sua vocação para a vida. Creio no seu potencial evolutivo e na sua possibilidade de despertar. Creio no homem mesmo quando ele me chega disfarçado de doente, de fracassado, de impotente. Creio no homem mesmo quando está manipulando e sendo manipulado; mesmo quando destruído pela existência; mesmo quando reduzido a farrapo humano. Creio no homem mesmo quando mendigando, exibindo suas feridas; mesmo quando produzindo bombas nucleares. Creio no homem mesmo apesar dele mesmo. Creio no homem porque creio no homem."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def