Pular para o conteúdo principal

ADMINISTRAR O TEMPO NO AMBIENTE DE TRABALHO COM MUITAS TAREFAS E EQUIPES ENXUTAS: DESAFIOS ATUAIS






Instituições de ensino têm incluído nos cursos de MBA e de extensão disciplinas que ajudam a organizar agendas


Fonte: Boa Chance


Não vai dar tempo! Quem nunca teve a sensação de que 24 horas são insuficientes para dar conta de demandas profissionais e pessoais? O problema é recorrente no ambiente corporativo e tem levado as pessoas de volta ás salas de aula. Diversas instituições hoje já incluem no currículo de MBAs e cursos de extensão disciplinas que ajudam a organizar a agenda, por meio de ferramentas e metodologias para todos os gostos e perfis. Afinal, tempo é dinheiro - e qualidade de vida também.

A maioria das pessoas sabe que na teoria, o remédio para a falta de tempo é organização e atenção às prioridades. Mas saber aplicar isso no cotidiano não é fácil, explica Sérgio Guimarães, diretor da Academia do Tempo, uma instituição que oferece cursos específicos sobre o tema. Há alguns anos, ele resolveu dedicar-se integralmente ao assunto em função da grande procura de profissionais insatisfeitos, ansiosos e angustiados com a falta de tempo e a autocobrança em relação ao cumprimento de passos.


FOCO DE RESULTADOS
Guimarães afirma que não existe um método específico que ajude a pessoa a gerenciar melhor o tempo. Tudo depende do perfil do profissional. Existem técnicas, por exemplo, que não são indicadas para quem não tem muita disciplina. Há também metodologias (focadas em resultados) aconselhadas somente para aqueles que ocupam cargo de média e alta gerência.
- É preciso primeiro observar o comportamento da pessoa para depois entender como ela pode se adaptar à rotina. O certo é que todos precisam de um mínimo de organização para conseguir gerenciar o tempo de forma eficiente.

Outro ponto importante é desconstruir a efetividade do profissional multitarefa. Há uma diferença entre fazer muitas tarefas ao mesmo tempo e fazer várias tarefas em menos tempo. É preciso focar.

A especialista em Gestão do Conhecimento e diretora da Rede Índigo, Camila Pires, concorda com Sérgio e acrescenta: em situações de crise, o desgaste dos profissionais aumenta em relação ao tempo. Com equipes enxutas e a tecnologia permitindo uma comunicação cada vez mais instantânea, é raro as pessoas estarem focadas em 100% em uma tarefa. Segundo ela, o cérebro humano não foi feito para multiprocessar.
- Quando o profissional abre muitas frentes ao mesmo tempo, a produtividade cai e aumentam a ansiedade e propensão a falhas. Existem técnicas de mindfulness que ajudam as pessoas a manter a atenção focada, como respiração e pequenas pausas entre atividades.




DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
O aasunto é tão comum entre os executivos que o Instituto de Pós-Graudação e Graduação (Ipog) incluiu na grade curricular de todos os seus MBAs uma disciplina obrigatória: Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade. Para Edson Teixeira, professos e coordenador do MBA Executivo em Liderança e Gestão /empresarial do Instituto, à medida que os alunos e profissionais crescem na carreira, atender ao volume de demanda torna-se cada vez mais desafiador. No Ibmec, o tema também é debatido  nas aulas de MBA de Gestão de Pessoas.
- Os executivos reclamam que não conseguem fazer algo produtivo no trabalho, pois a maior parte do tempo é usado para 'apagar incêndios', resolver problemas. Se a maioria dos profissionais tem essa dificuldade, isso impacta diretamente o resultado das empresas - comenta Alba Duarte, professora do Ibmec/ RJ.

Observar o que não se deve fazer em vez de focar naquilo que é mais urgente ou importante é uma das dicas de Roberta Rodrigues, que lançou recentemente o e-book "10 formas de controlar o tempo para o tempo não te controlar". Tarefas inúteis, mas que ocupam a cabeça, são as que mais disperdiçam tempo sem levar a resultados
- Apertar o delete é importante. Com a lista do que não se deve fazer, é possível mapear o que puxa a pessoa para baixo e drena a sua energia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def