Pular para o conteúdo principal

COMO DIZER NÃO PARA SEU CHEFE?




O ideal é que seja dito de forma respeitosa e sempre com argumentos plausíveis

Fonte: O Globo

Quantas vezes você, diante da pressão por resultados disse "sim" ao chefe, quando, na verdade, queria dizer "não"? A necessidade de cumprir metas e o receio de bater de frente com o gestor muitas vezes pode afetar a capacidade de gerenciar o tempo e produtividade na execução de tarefas. Mas como recusar eventuais pedidos de líderes de equipe?


O consultor e professor de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA- SP), José Ricardo Noronha, diz que não há uma fórmula certa para falar não. O ideal é que seja dito de forma respeitosa e com argumentos plausíveis. Uma simples negativa, sem a oferta de soluções, pode gerar discordâncias e reduzir a credibilidade do profissional perante o chefe.
- Deve mostrar ao chefe que entendeu a importância do pedido, mas que, naquele momento, você é incapaz de atendê-lo. Se coloque à disposição, indique profissionais que possam fazer a solicitação e mostre que possui uma visão sistêmica do problema. Atitudes como essas geram uma relação de confiança. - avalia.

Para o especialista, a dificuldade em dizer 'não' pode causar problemas no futuro para o profissional. Se ele se compromete com algo que não pode cumprir no curto prazo, a tendência é que a qualidade da execução seja afetada, gerando desgaste, estresses e falta de motivação do funcionário
- Com o mercado altamente competitivo e demissões ocorrendo em massa, os profissionais acabam abraçando outras funções. Mas não basta só querer agradar. É fundamental se preocupar com a saúde do relacionamento ao longo prazo com seu chefe e equipe - sugere.

NEGOCIAR É PRECISO

Na opinião do empresário Sandro Binello, a palavra certa para esse tipo de situação é assertividade na comunicação. Tomar cuidado com o tom de voz, a expressão corporal e o olho no olho na hora de falar 'não' ao chefe é fundamental. Outro conselho é perguntar a ele a importância e a urgência do pedido. Há sempre espaço para negociação de prazos, dependendo da resposta.

Pela experiência como líder em uma empresa de treinamentos, ele aponta três formas de reação mais comum entre funcionários que recebem muitas demandas do gestor. A primeira delas é ser agressivo na resposta, ao dizer que não pode executar o trabalho por estar com um grande volume de projetos sob sua responsabilidade. Segundo Binello, esse é o pior comportamento, pois pode gerar confrontos e repulsa do chefe.

Outra maneira de reagir a uma solicitação é ser passivo. Esse tipo de pessoa não consegue falar 'não' e abraça todas as funções e trabalhos que aprecem. O maior risco para esse tipo de profissional é passar uma imagem de mau executor de tarefas. Já a última e melhor forma de reação, na avaliação do empresário é ser sincero na resposta ao superior, assumindo a responsabilidade ou dizendo com firmeza, que não poderá cumprir.
- É importante sempre sugerir uma alternativa. Mostrar que o problema do chefe é seu também demonstra comprometimento e visão completa sobre o negócio. Se o chefe insistir que você faça o trabalho, negocie a ajuda de colegas para desempenhar a tarefa com qualidade e resultados para a companhia. O que não vale é se comprometer e não cumprir com primor - ressalta Binello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def