Pular para o conteúdo principal

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Conto de fadas nada encantado - Artistas usam algumas das mais clássicas personagens das histórias infantis para denunciar questões bem mundanas, como abuso sexual e agressão doméstica

Por Eduardo Vanini
Fonte: O Globo

A fórmula é manjada: ao final de uma longa aventura, a bela princesa tem sua redenção ao ser salva por um heróico príncipe. Tão antigas quanto essas histórias são as trágicas consequências do machismo que assola o mundo. Por isso, alguns artistas têm se empenhado em subverter os contos de fadas, numa espécie de alerta para uma realidade em que o "felizes para sempre" não é reg


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Essa foi a ideia de um artista do Oriente Médio que usa o psuedônimo de Saint Horax. Ele é especializado em cultura pop e, em duas séries diferentes colocou princesas da Disney em situações nada encantadas. Na primeira delas, personagens como Ariel, de "A pequena sereia" e Cinderela são beijadas por seus próprios pais. O mote era chamar atenção para o abuso sexual contra crianças. As ilustrações aparecem acompanhadas de informações com "46% de adolescentes e crianças estrupadas são vítimas de familiares".
- Meu objetivo é incentivar as vitimas e denunciarem seus casos para que as autoridaddes possam impedir que isso aconteça novamente - afirma ele em seu site.

Em outro trabalho de Hoax, as mesmas personagens aparecem com olhos roxos e ferimentos. Desta vez, a proposta é discutir a violência doméstica. Uma criação semelhante também foi realizada pelo artista e ativista italiano aleXsandro Palombo. Em sua versão, as personagens aparecem machucadas, ao lado de seus respectivos príncipes.
- A violência doméstica é um problema tão comum que qualquer pessoa pode ser vítima ou causador. Isso pode estar na rotina até mesmo de casais que parecem normais - comentou Palombo.


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Para a diretora-executiva da Associação Mulheres pela Paz, Vera Vieira, trabalhos como esses têm grande valor, justamente porque mexem com um forte símbolo da sociedade machista, a mulher frágil e dependente de seu parceiro, muitas vezes, representadas por princesas em contos de fadas.
- Históriads infantis reforçam os estereótipos sexistas, que perpetuam as deseigualdades de gênero, trazendo sérias consequências para toda a sociedade. Além do "felizes para sempre", mostram a mulher sensível e fragilizada. O homem é sempre o herói e salvador da pátria. Tudo muito diferente da realidade.

Ela lembra que a violência contra a mulher ainda é aceita culturalmente e vem sendo mantida historicamente há milênios. Só no Brasil, a cada quatro minutos uma mulher sofre algum tipo de agressão. Nos ultimos dez anos, 43 mil foram assasinadas em crimes de gênero.
- Trabalhos como os desses artistas colocam luz sobre a causa, promovendo a reflexão sobre essa realidade inaceitável - Vera defende.


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

TEMPOS DE REFLEXÃO

Para a pedagoga Schuma Schumaher, coordenadora da campanha "Quem ama abraça - fazendo escola pelo fim da violência contra as mulheres", essas criações aparecem num momento em que as pessoas começam a repensar a natureza de alguns contos de fadas. Por isso ela acredita que, apesar de as montagens não serem diretamente voltadas ao público infantil, podem levar os adultos a refletirem sobre o que está por trás de tais livros. Dessa forma, o resultado pode se refletir indiretamente, na educação das crianças.

- Quem apresenta estas histórias às crianças são os adultos. E acho que, muitas vezes, eles não têm muita consciência e senso crítico para fazer uma análise dos conteúdos - Schuma afirma - Espero que trabalhos como esses incentivem as empresas a rever sua histórias e estimulem pais a educadores a terem mais cuidado na indicação de livros. Não estamos mais na idade da pedra, mas sim, num mundo marcado pela busca incessante de relações mais igualitárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def