Pular para o conteúdo principal

O EMPREENDEDOR QUE COMEÇA AOS 50 ANOS

O EMPREENDEDOR QUE COMEÇA AOS 50 ANOS


Maior expectativa de vida do brasileiro favorece novos negócios

Fonte: Boa Chance

Quando se fala em empreendedorismo, as gerações X e Y logo são lembradas. Não é para menos. Segundo o Sebrae, 41,8% das empresas com menos de três anos e meio foram abertas por pessoas entre 25 e 44 anos, faixa etária característica desses dois grupos. No entanto, o crescimento do número de empreendedores no país (421% entre 2007 e 2013) é acompanhado pela maior inserção de uma geração mais madura que diferentemente do que muitos imaginam, não está disposta a se aposentar: são os baby boomers que nasceram entre 1943 e 1964, na explosão populacional do pós-guerra.


Para Marco Tulio Zanini, especialista da FGV em gestão de carreiras, a expectativa de vida dos brasileiros, hoje com 74,6 anos favorece o novo cenário.
- Quem se aposenta com 60 anos ainda tem muito a contribuir. cumpriu o projeto que traçou quando jovem e quer partir para uma nova jornada.

Segundo o Sebrae, os empresários com idade entre 55 e 64 anos são responsáveis por 8,8% das novas empresas. Em geral, investem em áreas ligadas às atividades que exerciam antes, sendo que 36% investem em negócios de alojamento, varejo, imóveis e alimentação.

É o caso de Paulo e Sandra Blanco, de 57 e 53 anos, que abriram a cafeteria Mr. Cookie e Mrs Muffin, há três anos, em Vila Isabel, depois de enfrentarem uma crise financeira. Paulo trabalhou 25 anos com seguros e precisou vender muffins de chocolate num ponto de ônibus para driblar o desemprego. O sucesso dos doces produzidos por Sandra levou à criação da loja.
- O que nos move é um desejo de autonomia - revela Paulo. - O diferencial da nossa geração é o exercício de se colocar no lugar do outro. Isso ajuda na relação com o cliente, seja ele da idade que for.

Saber administrar bem as diferenças entre gerações é uma virtude que favorece o êxito das empresas. Uma geração, diz Zanini, não pode apagar as qualidades da outra.


No início da loja Costura Exata, na Tijuca, a costureira Rita Brito de 55 anos, e a filha Isabela tiveram que se adaptar.

- Minha mãe não escutava bem as minhas soluções. Achava que experiência valia mais, mas nos acertamos. ela não tem meu conhecimento acadêmico, mas tem um jogo de cintura que não se aprende em sala de aula - elogia Isabela.


O EMPREENDEDOR QUE COMEÇA AOS 50 ANOS

EMPRESAS DE BABY BOOMERS DURAM MAIS


O  que diferencia uma geração de outra é o contexto em que elas se desenvolveram. Segundo Rafael Liporace, professor de Marketing da ESPM Rio, experiência adquirida é uma questão da idade; e não, de geração.

Para Marco Tulio Zanini, especialista da FGV em gestão de carreiras, o padrão dos baby boomers era ser fiel a um bom emprego e esperar recompensas, à base de muito sacrifício.

- Nossos pais enfrentaram uma vida mais difícil, com o pós-guerra. Nós tínhamos que ajudar em casa. Por isso, nos somos mais pacientes e perseverantes - avalia Vera Damasco, que se aposentou em 2009 e abriu o restaurante Zeffiro, na capital paulista, depois de 25 anos atuando como juíza.

A empresária hoje com 57 anos, não vê barreiras para empreender a essa idade. Nem mesmo a tecnologia e a falta de disposição são desculpas.

-Tenho pique maior do que muito moleque e estou sempre ligada às novidades.

O EMPREENDEDOR QUE COMEÇA AOS 50 ANOS


DE OLHO NA OPORTUNIDADE


O Global Entrepreneurship Monitor divulgou que 74% dos empresários acima de 55 anos empreendem por oportunidade; e não por necessidade.

- Esse comportamento geram empresas mais organizadas e competitivas e, portanto, com mais chance de sobrevivência - pondera o presidente do Sebrae Luiz Barreto.
Outro dado reforça a organização desse grupo: estudo da Endeavor diz que 34% dos empreendedores informais, no Brasil tem mais de 46 anos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def