Pular para o conteúdo principal

O MAU HUMORADO NO AMBIENTE DE TRABALHO






Por Karine Tavares

Fonte: Boa Chance


Não importa o tamanho ou a área de atuação da empresa. Dificilmente um ambiente de trabalho vai estar livre daquele funcionário sério, amarrado, carrancudo, e seja qual for o motivo do mau humor, "o climão" criado por ele acaba atingindo toda a equipe e afetando a produtividade e os resultados da empresa. Não à toa, vem crescendo o número de companhias que aderem a programas de assistência psicossocial ou EAPs (Employee Assistence Programs, na sigla em inglês), prestados geralmente por empresas terceirizadas que ajudam funcionários a resolverem questões jurídicas e sociais.

Mas os problemas de relacionamento respondem por cerca de 45% dos atendimentos e eles incluem, claro tanto o mau humor como a antipatia.

- Relacionamento, de qualquer nível, é hoje o maior problema das empresas. Aqueles que não tiverem equipes pensando junto, em prol de um objetivo, não vão performar. e não há nada pior para uma equipe do que uma pessoa mal-humorada, aquele pessimista crônico que só enxerga os prolemas e acha que nada vai dar certo - afirma Rita Passos, diretora da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e da Mind Solutions, empresa que presta esse atendimento a cerca de sete mil pessoas por mês em 300 empresas.
- A minha sensação é que com o alto nível de pressão, as pessoas acabam se contaminando com esse humor negativo. É preciso estimular pessoas bem-humoradas a se tornarem líderes informais. E a atitude do chefe também conta muito. Se ele é do tipo que espalha medo, vai ter somente pessoas temerosas em torno dele. É preciso que o chefe também tenha uma atitude bem-humorada - alerta Rita.

Diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da USP, a professora Ana Cristina Limongi acredita que muitas vezes o mau humor é usado também como forma de exercer o poder, ou quase como uma ameaça:
- É como na primeira infância que a criança emburra e faz birra para chamar atenção e conseguir o que quer. É uma forma usada por alguns chefes para conduzir o comportamento do outro. Aquela velha história do "vamos fazer o que ele quer, porque hoje o homem está nervoso".

Para lidar com esse tipo de comportamento, além dos atendimentos psicossociais, algumas empresas investem também em políticas de gentileza, que podem aparecer em campanhas e até mesmo nos códigos de conduta.
- Em geral as empresas querem manter um bom clima organizacional e isso envolve fatores como respeito, educação, domínio emocional - diz Sílvio Celestino, consultor de Recursos Humanos - E para manter o clima positivo, as empresas devem dar um feedback a esses indivíduos de que sua atitude não é bem-vinda.

Até porque, lembram os especialistas, tanto o mau humor como a antipatia tendem a gerar um ciclo vicioso em que o maior prejudicado é o próprio mal humorado ou antipático.
- Em casa entre amigos, essas pessoas são vistas quase como um carma que os outros precisam carregar. No trabalho mesmo os mais bem intencionados podem até tentar ajudar num primeiro momento, mas depois vão perdendo o interesse e também a tolerância para esse tipo de comportamento - explica a doutora em psicologia Ana Maria Rossi, presidente do International Stress Management Association do Brasil (Isma- Br) - Com isso os outros acabam se afastando, deixando de convidar o mau-humorado ou antipático para seus encontros ou happy hours. E quanto mais essas pessoas se sentem isoladas, mais ficam de mau humor.

Se a irritação constante não fosse castigo suficiente, os mal-humorados ainda estão propensos a uma série de problemas fisiológicos. Levantamento realizado pelo Isma-Br mostrou que 85% dos mal-humorados sofrem de bruxismo (cerram os dentes), 42% tem um sono de má qualidade e 12% sofrem de hipertensão. além disso, também tem 30% mais chances de se tornarem alcoólatras ou dependentes químicos.
- São pessoas hostis, insatisfeitas, que tendem a segurar essa raiva nos maxilares e ombros ficando permanentemente tensas, com dores musculares e enxaquecas. É um nível de tensão tão intolerável, que muitas delas acabam tendo problemas com bebidas e remédios - explica Ana Maria.

Os antipáticos, apesar de também contaminarem o ambiente de trabalho, e por isso acabam isolados, não vão sofrer tanto fisicamente. Mas seu sofrimento psicológico pode ser ainda maior, já que muitas vezes o que é visto como antipatia esconde, na verdade timidez e insegurança, como explica Rita Passos.
- Às vezes, antipatia pode ser arrogância mesmo. Mas essa pessoa também pode se fechar por uma timidez excessiva, que causa dificuldades de relacionamento ou uma baixa autoestima que a faz bancar arrogante.

Os tipos

AGRESSIVO: É aquele funcionário que, por nada trata mal o primeiro que aparece na sua frente

SOLITÁRIO: Aquele que não quer conviver com os outros. Se isola e ponto. Prefere que não mexam com ele.

CARENTE: O que quer chamar atenção e considera mais fácil fazer isso através do mau humor.

ASSÉDIO MORAL, POSSÍVEL CONSEQUÊNCIA

LÍDER TEM PAPEL BÁSICO NA MANUTENÇÃO DO BOM RELACIONAMENTO ENTRE MEMBROS DO GRUPO

Para o consultor de Recursos Humanos Silvio Celestino, é preciso tomar cuidado com rótulos, já que a pessoa vista como antipática é, muitas vezes, aquela que cobra maturidade e profissionalismo dos outros.
- Como ninguém gosta de ser cobrado, principalmente por aqueles que não são chefes, acabam rotulando o outro - diz Celestino, acrescentando que pessoas realmente antipáticas precisam aprender a lidar com suas questões de relacionamento.
- Complicado mesmo é quando o líder é o mal-humorado ou antipático. Aí, sim, a equipe passa a ter problemas sérios de relacionamento e até desempenho. E hoje é comum ver líderes com dificuldade de lidar com o stress corporativo que acabam contaminando ambiente de trabalho com suas frustrações, mau humor e agressividade - Alerta Ylana Miller, sócia- diretora da Yluminarth e professora da Ibmec.


Para a professora Ana Cristina Limongi, da USP, casos mais graves podem acabar inclusive em assédio moral e não só de chefe para funcionário. Ela identifica três tipos clássicos de mal-humorados: o carente, que quer chamar atenção; o solitário, que prefere que ninguém chegue perto dele; e o mais grave, agressivo, que ataca o primeiro que aparecer pela frente. Mas, seja qual for tipo de presente em uma equipe, a maneira de lidar com eles é sempre muito parecida.

A primeira coisa a se fazer é ajudar essa pessoa a reconhecer o seu problema, mostrar de que maneira isso afeta a equipe e tentar criar momento de descontração e lazer, sempre incentivando atitudes positivas e bem-humoradas. E se o caso for mais grave, encaminhá-la a um profissional que ajudara resolver de relacionamento.


Pesquisa aponta bom do mau humor

Por outro lado, há quem veja qualidade no mau humor. Uma pesquisa realizada pela Universidade de New South Wales, na Austrália, por exemplo, mostrou que mal-humorados tendem a prestar mais atenção e ser mais críticos do que as pessoas sempre felizes.
- Isso pode melhorar sua memória, reduzir erros de julgamento e fazer com que elas se tornem mais atentas às normas. Elas também tendem a ser mais perseverantes para realizar tarefas difíceis. Até como uma estratégia para melhorar seu humor ao atingir o sucesso - explica o professor Joseph Forgas, autor do estudo.

Segundo Forgas, contudo, não é possível afirmar que essas características se aplicam a ambientes de trabalho, já que as conclusões resultam de experimentos realizados em laboratórios.
- Os benefícios do mau humor só servem para os casos moderados e por períodos curtos de tempo. Mas a principal mensagem aqui é que o mau humor nem sempre é indesejável.

A especialista em recursos humanos Ylana Miller discorda. Para ela, mau humor não pode ser bem-vindo:
- Pessoas críticas também podem contaminar o ambiente com bom humor e simpatia e ser analíticas e carismáticas ao mesmo tempo.

Dicas
Como evitar o 'climão'

___________

RECONHECER. O mal-humorado nem sempre sabe do problema. É preciso mostrar a ele como a situação está afetando negativamente o trabalho.

____________

INCENTIVAR. Líderes formais ou informais bem-humorados ajudam a espalhar o bom humor.

____________

INCLUIR. Criar momentos de lazer e descontração é a melhor maneira de incluir o mal-humorado na equipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def