Pular para o conteúdo principal

PÍLULA DE ÂNIMO AOS PORTADORES DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE


PÍLULA DE ÂNIMO AOS PORTADORES DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE


Aceitação de sua situação

É comum existirem sentimentos de vergonha naqueles que sobrem de algum transtorno de ansiedade. Um dos motivos mais comuns desta negação é considerarem esta situação inaceitável. Comum ficarem impacientes com seus sintomas castigando-se, menosprezando-se ainda mais por se encontrarem em tal situação (somos quase sempre os nossos maiores juízes!).

Elas podem pensar: Que bobagem, como sou estúpido! Ninguém tem isso só eu! Não gostaria de passar por isso!  Claro que com estes pensamentos o indivíduo acaba gerando ainda mais ansiedade para si mesmo.

Outros preferem acreditar que têm um problema físico, pois fica mais fácil acreditar na necessidade de "consertar' algo no seu corpo para não passar pelo estigma imputado pela sociedade àqueles portadores de sofrimentos emocionais. Isso pode ser uma barreira no caminho da recuperação.


Todavia pode parecer estranho, mas você não conseguirá vencer o problema sem antes aceitá-lo. Agindo deste modo não significa que está se conformando com o problema, com quem aceita uma derrota, significa apenas que está permitindo ver os problemas como eles são. Sabendo o que está acontecendo com você, desmistifica a situação ajudando a ver seus sintomas como naturais e válidos neste momento. Isto pode levar a uma aceitação positiva, o que pode ajudar a se sentir bem consigo mesmo.


Aceitar suas dificuldades assim como suas qualidades pode ser um grande passo para a sua recuperação. Uma das principais características de quem possui qualquer transtorno de ansiedade é a atitude de evitação. O indivíduo evita objetos e situações como por exemplo insetos (fobias específicas), para evitar que algo ruim aconteça e obedece os rituais ditados pelo seu pensamento (Transtorno obsessivo compulsivo), evita pensar na vida além cena da violência que sofreu (Transtorno estresse-pós traumático), evita viver sem se preocupar-se o tempo todo com tudo (Transtorno de ansiedade generalizada), evita lugares ou situações onde teve o primeiro ataque  de pânico (Transtorno de pânico) evita também falar em público e relacionamentos pessoais (fobia social).


É possível aprender a lidar com emoções negativas aceitando-as. Tal atitude coloca você em melhor condição para enfrentar os problemas diretamente de modo positivo. Aceite seus dias ruins e comemore os bons que podem aumentar com o tempo.


Referência 

Sheehan, Elaine - Ansiedades, fobias e síndrome do pânico. Editora  Ágora 2000.
Silva, Ana Beatriz B. - Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites. Fontanar 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def