Pular para o conteúdo principal

CULTURA DA PAZ


CULTURA DA PAZ

Cabe a todos nós aonde estivermos e em todos os saberes do mundo, promover esta reflexão, pois a cultura da paz consiste em diminuir toda a forma de separatividade. A Psicologia como ciência que estuda a comportamento humano onde quer que atue deve por força do seu objeto de estudo, estimular esta discussão.

:: Thais Accioly ::*

"Seja a paz que você deseja ver no mundo". Gandhi

Costumamos acreditar que o homem sempre foi violento. Que desde que o mundo é mundo o mais forte sobrevive, enquanto o mais fraco torna-se subserviente ou morre. Todavia, essa é uma história recente de nossa gente.
Somos uma raça jovem neste planeta Terra. Aqui vivemos há mais ou menos 150.000 anos, como homo sapiens.

Estudos em sítios arqueológicos demonstram que as guerras começaram a não mais que 7.000 anos.
Tivemos antes, um longo período de convivência menos violenta, mais cooperativa.
O século passado deixou uma marca dolorosa na nossa história humana. Nunca se matou tanto. Morreram 111 milhões de pessoas em conflitos bélicos no último século.

Agora se a esse número somarmos os mortos, vítimas da violência de trânsito, da violência urbana e daquela causada pela disputa de terras, e mais os da violência doméstica, das brigas, e ainda os números das mortes causadas pela fome, por falta de saneamento básico e de água tratada, daquelas causadas pelo narcotráfico e por outros crimes, não há dúvida que o século XX ficará para a eternidade como o século da tecnologia, mas também como o século mais sangrento e violento da humanidade. 
É hora de pensarmos novos caminhos.

A ONU, atenta, delega a UNESCO a tarefa de disseminar uma Cultura de Paz, que para isso criou de 2000 a 2010, a década da Cultura de Paz alicerçada em seis pilares.

1. Respeitar toda a vida
2. Rejeitar a violência
3. Ser generoso
4. Ouvir para compreender
5. Preservar o planeta
6. Redescobrir a solidariedade.
Fonte: http://www3.unesco.org/manifesto2000/uk/uk_6points.htm

Segundo a Assembléia Geral da UNESCO/1999, Cultura de Paz é: 
"Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, ao fim da violência, à pratica da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação".

Desta forma, Paz não é apenas algo individual, cultivado no íntimo de cada um. Também não é ausência de conflito, nem ausência de guerra.
A Paz deve ser construída nas relações interpessoais, entre nações, entre religiões. Paz é mais que um exercício de paciência. 
Paz é um exercício constante de coragem, amorosidade, tolerância, esperança, cooperação e solidariedade.

Todavia, somos educados para o exercício constante da desconfiança, da força, da competição, da busca do sucesso e da fortuna a qualquer preço.

VIVEMOS A CULTURA DA VIOLÊNCIA

Nossos ídolos são heróis de guerra, usam armas letais, são violentos. Impõe-se através da força bruta e estrategista. Destruir o inimigo é o objetivo.
Ou então, são aqueles que vencem no mundo. Tem sucesso, prestígio, dinheiro, bens. Importa pouco ou nada o que fazem para chegar lá. Tudo é válido.

Alguns dos valores de nossa sociedade atual são: pressa, dinheiro, luxo, sucesso, prestígio pessoal, individualismo, consumismo, fama, competição.

Há uma pressão gigante para que todos se mostrem sempre felizes e bem sucedidos. Mas eis que surgem as dores da sociedade e elas vêm em forma de queixas/sofrimentos: tensão, estresse, famílias desestruturadas, solidão, medo, ansiedade, depressão, desassossego, falta de paz, tédio, angústia, falta de sentido para a vida.

O QUE FAZER?

Em primeiro lugar, autoeducar-nos para uma Cultura de Paz.

E tão importante quanto a autoeducação é criar condições sociais para a educação, para uma convivência solidária, pacífica e cooperativa.

Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504 
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: thaisqaccioly@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def