Pular para o conteúdo principal

ABUSO SEXUAL: SILÊNCIO E PRISÃO


Por Mauro Ventura

Muita gente estranhou que Xuxa tenha levado 49 anos para contar que foi vítima de abuso sexual na infância. Mas não a psicanalista Graça Pizá, que há 32 anos trata do tema. "A pessoa tem que se refazer toda por dentro. Às vezes demora uma vida", diz ela, que começou atendendo na Funabem. Lá descobriu que as meninas buscavam a porta da rua porque sofriam violência sexual em casa. Sua tese de mestrado, "Círculo do horror", mostrou que os abusos se estendiam aos hospitais. A partir daí criou em 1996 a Clínica Psicanalítica da Violência (Cliviol), que atendeu mais de 15 mil crianças - hoje ela funciona de modo virtual: cliviol@uol.com.br
.
Em 2004, Graça lançou, com Gabriela Ferrarese Barbosa, o livro "Violência silenciosa do incesto", em que, a partir de desenhos infantis, criou 43 conceitos - termos que revelam o que a criança vítima de incesto está sentindo, como "afetos emparedados", referência à sensação de enclausuramento que a atinge. Depois Graça lançou, em parceria com a fundação Childhood, da Rainha Sílvia , da Suécia, o média-metragem "afetosecretos" - o filme" e o livro "afetosecretos - o vocabulário", trabalhos pioneiros que trazem 110 conceitos inspirados em sonhos.

REVISTA O GLOBO. Como se sentem as crianças vítimas de violência sexual doméstica?
GRAÇA PIZÁ: Elas vivem a mesma situação de angústia, de cativeiro, de aprisionamento e de isolamento das pessoas sequestradas e dos presos políticos. Não sabem quando o torturador vai chegar. ficam tomadas por isso 24 horas por dia, estão sempre na expectativa.


Por que é tão difícil enfrentar o problema?
É uma violência que ninguém quer ver. A primeira reação da sociedade, do estado e da família é dizer: "É mentira, fantasia, invenção.". Há uma recusa da realidade. O incesto é da ordem do insuportável. É a morte do amor. E a criança se cala porque sabe que não está sendo ouvida. E tem a vergonha, a culpa, o medo, as ameaças ("Fala que eu corto sua língua", "Se falar mato sua mãe", "Mato seu cachorro"). Se ela não tiver a chance de ser acolhida num espaço de escuta e tratamento onde possa ser ouvida e suas palavras tenham valor, pode cair na depressão, na droga, na prostituição, no suicídio.


Como melhorar esse quadro?
Os especialistas têm de estar preparados para ouvir a criança. É um crime quase perfeito, mas sempre escapa algo num desenho, numa redação, num sonho, num ato falho. Ao começar o tratamento, é muito difícil a criança dizer: "Odeio meu pai, ele mexe no meu bibiu". Mas ela dá sinais. Fala por neologismos, criando palavras. Uma me perguntou: "A senhora acha que eu sou nenezuda?". Juntou neném com popozuda, boazuda. Fala por imagens. Uma de 10 anos desenho "A mão invisível" que sobrevoava a casa, entrava no quarto à noite e invadia as cobertas. Ganhou prêmio na escola. Mas a criança era violentada pelo padrasto, que ia ao quarto com a desculpa de desligar o ventilador. Outra menina criou uma história para cada dedo. O indicador tinha o nome do padrasto.


Você fez um filme e um livro pioneiros sobre o tema...
É um mapeamento do que sentem essas vítimas e o que as faz escapar do sofrimento. Mostro como entram e saem do trauma, e como fazem a travessia. Por dez anos mapeei mais de 800 sonhos de crianças vítimas de violência. O filme mostra uma mulher adulta, fictícia, que rememora em 22 sonhos os abusos. a idéia veio quando uma menina de 7 anos viu no meu consultório aquela bola de vidro que você vira e simula cair neve dentro. Ficou fascinada. Olhou a Bela Adormecida no interior e disse: "Sou eu. É assim que me sinto, presa, minha casa parece uma grande bolha, vejo tudo mas não posso sair". Dois dias depois, teve um sonho em que esteve dormindo meio morta, numa bolha.


Como alguém consegue fazer essa travessia?
Pode ser por meio de uma análise, de uma relação amorosa, de uma pressão muito grande na vida adulta, como casamento ou maternidade. Pode ser que chegou a uma situação de visibilidade em que sua voz tem valor de verdade. Ou porque encontrou alguém que disse: o que você sofreu não era amor, era crime". Muitos esperam que o abusador morra, adoeça ou desapareça para contar. Quando a pessoa fala, é um divisor de águas, é como se encontrasse a chave da cela. É muito bom a Xuxa ter falado. Ela saiu desse aprisionamento e agora vai poder ajudar muito mais as crianças.


Fonte: Jornal O Globo - Revista (p. 10, 25/05)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def