Doença Mental - Uma visão

Na postagem anterior,falamos da importância de procurar ajuda psicológica como suporte temporário ao indivíduo que se encontra em crise ou buscando conhecer-se melhor, desmistificando essa procura como "incapacidade", "loucura".

Todavia, o sofrimento humano pode ter variados tipos de intensidade. O transtorno mental grave, na sua multiplicidade de causas, é uma "tonalidade forte" que envolve quem sofre, assim como quem convive com quem sofre - a família quase sempre não consegue lidar com o transtorno, o que acaba por afetar a todos.

Informação, troca de experiências ajudam a diminuir  a confusão e a solidão. Segue abaixo a divulgação de um curso gratuito a ser realizado no Instituto de Psiquiatria da UFRJ:


Instituto de Psiquiatria da UFRJ realiza curso para familiares de pacientes

Estão abertas as inscrições para o curso sobre transtornos mentais graves , como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno bipolar, oferecido exclusivamente para familiares de pacientes que sofrem dessas doenças. O curso é uma iniciativa do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub) e inclui uma posterior terapia em grupo. Com a disponibilidade de 50 vagas, os encontros ocorrerão aos sábados, de 10h às 12h, com previsão de início para maio/2011.

O curso faz parte de um programa coordenado pelo doutor Alexandre Keusen e pelo doutor Leonardo Palmeira, que pretendem oferecer diferentes cursos a cada semestre, dependendo da demanda. Para isso, no momento da inscrição será feito um cadastro, que deve ser realizado através do telefone (21) 2439-4269 (entrar em contato com a senhora Marismar). As inscrições estão abertas até o dia 29 de abril e passarão por uma triagem inicial e uma entrevista, para verificar se o candidato atende ao perfil do programa.

A inscrição, o curso e a terapia em grupo são gratuitos. Os encontros ocorrerão no IPUB, localizado na Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos, Botafogo.



Comentários