JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

A "Mesmice Robô" e os Convites da Vida


Somos humanos - Choramos, rimos, temos raiva - somos um monte de sentimentos num dia.

Há momentos em que viver é uma coisa muito pesada - a falta de tempo, os problemas na família, as dificuldades no trabalho e as coisas que só a gente e o nosso travesseiro sabem.

As lágrimas vêm, molham o travesseiro... Todo mundo em algum momento pensa que a carga da vida é além do que pode suportar. Mas , olhando para trás quanta coisa você já venceu? E é isso que faz cada um único, especial.

O sofrimento, as dificuldades podem ser entendidos por nós como Convites da Vida de todo dia para que a gente saia da "mesmice robô" - o dia corre e a gente não tem nem tempo de respirar. Tudo no automático...

- Acordar cedo para tomar um banho mais demorado e passar o hidratante que você gosta, enquanto a casa toda dorme.

- Andar na praia, olhar as pessoas, a paisagem ao redor, pisar na areia um pouquinho.

- Passear com a família, comer um cachorro quente num parque.

- Fazer uma receita maluca que tem tudo pra dar errado e comer vendo TV com aquela sua meia rasgada e o seu pijama mais velho (mas que é gostoso, porque ele se ajusta perfeito no seu corpo!!)

- Dar uma boa gargalhada!! A gente se leva tão à sério às vezes, né?!

- Cuidar da saúde.

- Sei lá! inventa aí sua lista!!

Porque saúde não são apenas ações concretas para trazer equilíbrio do corpo, mas também é uma atitude de olhar de modo diferente o dia a dia. É um exercício para toda a nossa vida!!


Fiz este texto como preparação dos funcionários da escola para o trabalho multidisciplinar que será realizado convidando todos a refletirem o que podem mudar em seu dia a dia para ter mais saúde e qualidade de vida mantendo o conceito de saúde integral.

Comentários