Psicologia: Uma visão além do âmbito de atuação




A psicologia não busca por intermédio de suas técnicas mudar comportamentos e adaptar o indivíduo ao meio, tampouco dizer ao outro o que e como deve fazer tal qual uma peça mecânica que necessita de substituição em uma de suas engrenagens.

Este investimento que o indivíduo se permite realizar em si mesmo é uma tragetória complexa, não necessaraimente longa. É um continuo desenhar de alternativas, uma viagem de contornos imprevisíveis para todos os envolvidos. Ao contrário do que possa parecer, não estou falando da famosa psicologia clínica com suas múltiplas abordagens.

Ouso falar de um fazer psicológico atuante em qualquer especialidade - um exercício constante de olhar o mundo, aprender sobre si mesmo, as pessoas, os ambientes, entre as certezas e as dúvidas tentar não se perder. um risco de tantos que são parte dos nossos caminhos...
É o ofício de valorização da pessoa humana para suportar as inconguências do mundo, ser o melhor que puder. Porque como diz uma canção antiga da cantora Marina Lima e Antônio Cícero, "sou uma gata" - A vida arranha!! E é bela!! A beleza é minha!!

Comentários