JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

Psicologia: Uma visão além do âmbito de atuação




A psicologia não busca por intermédio de suas técnicas mudar comportamentos e adaptar o indivíduo ao meio, tampouco dizer ao outro o que e como deve fazer tal qual uma peça mecânica que necessita de substituição em uma de suas engrenagens.

Este investimento que o indivíduo se permite realizar em si mesmo é uma tragetória complexa, não necessaraimente longa. É um continuo desenhar de alternativas, uma viagem de contornos imprevisíveis para todos os envolvidos. Ao contrário do que possa parecer, não estou falando da famosa psicologia clínica com suas múltiplas abordagens.

Ouso falar de um fazer psicológico atuante em qualquer especialidade - um exercício constante de olhar o mundo, aprender sobre si mesmo, as pessoas, os ambientes, entre as certezas e as dúvidas tentar não se perder. um risco de tantos que são parte dos nossos caminhos...
É o ofício de valorização da pessoa humana para suportar as inconguências do mundo, ser o melhor que puder. Porque como diz uma canção antiga da cantora Marina Lima e Antônio Cícero, "sou uma gata" - A vida arranha!! E é bela!! A beleza é minha!!

Comentários