Pular para o conteúdo principal

O CONSULTOR EXTERNO






O CONSULTOR EXTERNO

O CONSULTOR EXTERNO: "O RH DO RH"?


Quando profissionais do setor de recursos humanos (RH) estão propensos a repensar sua carreira, insatisfeitos com o clima da equipe ou com a chefia, quem eles procuram? Afinal quem faz o papel do RH do RH? O Boa Chance foi investigar essa questão e descobriu que sem terem a quem recorrer, esses profissionais começam a contratar o serviço de coaching, inicialmente pra reavaliar o seu papel. É um processo em que um consultor orienta a pessoa para alcançar os seus objetivos.


O COACHING QUE É DO RH: O PAPEL DO RH MUDANDO

-Quando era gerente de RH de uma empresa, uma vez perguntei a uma consultora quem era o RH do RH. Foi o mesmo que perguntar quem era o terapeuta do terapeuta. Ela não respondeu e apenas sorriu, porque naquela época não se falava em coaching. Hoje, vejo profissionais procurando esse serviço. O RH também tem conflitos a serem resolvidos - observa Jacqueline Resch, sócia-diretora de Resch Recursos Humanos.

Laura Cirne, sócia diretora da LCirne já atendeu profissionais de RH que contratam o serviço por conta própria. Segundo ela aliás essa demanda é cada vez maior.

- O setor de recursos humanos é quem aplica coaching nas empresas. Mas seus funcionários não têm quem faça o mesmo com eles. É como se esses profissionais tivessem que estar sempre prontos e aperfeiçoados.

Laura afirma que por enquanto, a principal preocupação desse pessoal é com o desempenho:

- Eles se acham pouco estratégicos e querem repensar isso, porque o papel do RH está mudando. Antes, o setor era mais reativo, se limitava a atender as demandas de outras áreas, como rever cargos, salários, contratar alguém. Atualmente, esse leque é mais amplo. O RH se vê como ator fundamental no negócio, orientando os gestores para as melhores práticas, fazendo planejamento de sucessão etc.

Ana Cláudia Motta, gerente de Gente e Gestão da João Fortes Engenharia, procurou o serviço com esse propósito.

- Fui convidada pela empresa para implementar a área de RH. Como a companhia tinha acabado de sair de um controle familiar, um dos desafios era estruturar esse setor, que não existia. Sou uma profissional de nível superior, mas numa empresa totalmente familiar você pode encontrar resistência de funcionários antigos - conta Ana Cláudia, explicando porque contratou coaching.- Na verdade, isso é uma troca de experiências. Quando participamos de congressos, essa troca é muito rápida.


O TRABALHO DO COACHING

O coaching já é uma prática muito difundida nos Estados Unidos, mas relativamente recente no Brasil. O nome vem do inglês coach, técnico que acompanha o desenvolvimento de um atleta. Um coaching de carreira, por sua vez pode ajudar um gerente com dificuldade para gerir equipes.
José Augusto Figueiredo, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DBM, que tem o coaching como principal serviço, acha natural que profissionis de recursos humanos também recorram a essa ferramenta:

- Como eles vão recomendar um processo de coaching na empresa se ainda não experimentaram?

Para Figueiredo, o serviço ganha importância num mundo que está cada vez mais complexo nos negócios:

- O processo ajuda as pessoas a se conhecer e a perceber em que contexto está inserida. Ela passa a ter outras perspectivs em realção ao futuro.

Fonte: Jornal O Globo - Caderno Boa Chance

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def